DOR NO JOELHO
Pessoas de todas as idades podem ser acometidas por dor no joelho. A dor pode ser devido a lesões – tais como rupturas de ligamentos, lesões de menisco, lesões de cartilagem entre outras – ou processos inflamatórios como artrites, bursites, tendinites e até mesmo infecção.
Alguns fatores de risco podem aumentar a chance de gerar problemas nos joelhos. O excesso de peso corporal – sobrepeso, obesidade – aumenta o estresse na articulação durante até mesmo atividades do dia-a-dia. Alguns esportes podem gerar mais demanda do joelho do que outros tais como: futebol, basquete, vôlei, handebol, prática de esqui, corridas, saltos e outros mais que aumentam o risco de causar lesões. Outro fator é o desarranjo muscular, tanto a flacidez quanto a contratura muscular que geram desequilíbrio durante o arco de movimento articular.
Dependendo da causa do problema, pode-se variar o local e a gravidade da dor. Alguns achados que podem acompanhar a dor são: inchaço no joelho, dificuldade para dobrar e esticar (rigidez articular), vermelhidão e calor no local, fraqueza, joelho “frouxo” com falseamentos, estalos e crepitações.
Algumas dores respondem bem a medidas mais simples como repouso e gelo. Algumas vezes torna-se necessário tratamento com fisioterapias como também o uso de imobilizadores. Entretanto, em alguns casos, o joelho pode necessitar de tratamento cirúrgico.
O paciente deve pensar em procurar um médico ortopedista principalmente quando: a dor for causada por alguma lesão; não estiver conseguindo apoiar-se para andar por dor no joelho ou por falseio; apresentar inchaço significativo; surgir deformidades no membro ou no joelho; presença de febre com vermelhidão no local; ou quando paciente apresentar qualquer tipo de dúvida.
Algumas sugestões podem ajudar a prevenir algumas dores no joelho. Mantenha um estilo de vida saudável, mantendo-se dentro do peso corporal ideal e adotando bons hábitos alimentares. Ao praticar esportes, tenha certeza de estar condicionado fisicamente para realizar o tipo de atividade que está proposto, preferencialmente orientado por um educador físico ou fisioterapeuta. Mantenha musculatura sempre fortalecida e alongada com bom equilíbrio muscular ao redor dos joelhos. Se for o caso de já ter uma lesão crônica degenerativa, como desgaste da cartilagem, a artrose, opte por exercícios sem impactos preferencialmente hidroginásticas e/ou natação.
E em caso de dúvida ou necessidade de ajuda, procure a opinião de um médico ortopedista especialista em joelho. Lembrando que para pacientes da região de S. J. do Rio Preto, clientes da Unimed, ou de outros convênios com possibilidade de realizar reembolso, assim como também consultas particulares, podem contar com o atendimento do Dr. Miguel Francisco Julio Neto que está disposto a proporcionar a melhor experiência em diagnóstico e tratamento para os pacientes. Agende a sua consulta. Até breve!