LESÃO DE MENISCOS
Descrito em 1897 como “remanescentes intra-articulares sem função dos músculos das pernas”, os meniscos são atualmente reconhecidos como uma das estruturas mais importante que determinam o futuro da articulação do joelho.
O menisco é descrito como uma estrutura de fibrocartilagem em forma de C que é altamente especializada para absorver energia quando submetido a ciclos de cargas repetidos. O joelho possui dois meniscos cada: um na parte mais interna, chamado de menisco medial; e outro na parte mais externa, chamado de menisco lateral. Além disso, os meniscos exibem uma capacidade de cicatrização normalmente restrita a vascularização da região acometida.
Lesões meniscais são comuns em pacientes jovens durante atividades relacionadas ao esporte (torção do joelho no futebol, por exemplo) e em pacientes mais velhos como uma condição degenerativa, característica do envelhecimento humano, normalmente associadas as artroses.
Geralmente os pacientes apresentam dores na parte de dentro do joelho – região medial – ou na parte de fora do joelho – região lateral. Sensação de joelho travado, de cliques e estalos podem ocorrer especialmente quando realizado agachamentos. Não raro, ocorrem também inchaços nos joelhos.
O diagnóstico das lesões meniscais são feitos quando o paciente é avaliado por um ortopedista, preferencialmente especialista em joelho, que então realiza o exame físico além de exames como a ressonância magnética do joelho.
Uma vez que o diagnóstico foi estabelecido, o tratamento pode ser composto de medidas não cirúrgicas – repouso, medicação, fisioterapia – como também de medidas cirúrgicas. As cirurgias de menisco podem ser realizadas com objetivo de retirar a porção lesionada do menisco – as meniscectomias – ou para realizar pontos de suturas nos meniscos – os reparos meniscais.
Em caso de dúvidas ou necessidade de ajuda, procure a opinião de um médico ortopedista especialista em joelho. Lembrando que para pacientes da região de S. J. do Rio Preto, clientes da Unimed, ou de outros convênios com possibilidade de realizar reembolso, assim como também consultas particulares, podem contar com o atendimento do Dr. Miguel Francisco Julio Neto que está disposto a proporcionar a melhor experiência em diagnóstico e tratamento para os pacientes. Agende a sua consulta. Até breve!